quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Qual a Polêmica sobre Snorkel para veículos 4x4 ?

Algumas dúvidas sobre a necessidade de usar o snorkel nos veículos 4x4, ainda são frequentes para muitos proprietários deste tipo e veículo. Sabendo disso e que o número de novos amantes e proprietários de jipes Toyota, como vários outros modelos de carros off Road chegam ao mercado todos os dias, resolvi voltar ao tema.
A maioria das pessoas sabem que o snorkel é um equipamento usado para fazer mergulho em rios e mares. Baseado neste produto, o snorkel para veículos pesados e 4x4, tem função semelhantes.
Assim como o mergulhador precisa de ar limpo, também os veículos precisam capitar ar para a queima do combustível, então vamos nos focar à questão dos veículos.



Muitos clientes compraram o snorkel com um único pensamento; o de atravessar áreas alagados ou trechos de rios, no que estão com razão, pois tendo um snorkel da Metalúrgica C.L.A , o dono do carro poderá fazer a travessia destes trechos com segurança e sem que o motor apague ou ocasione calço mecânico, porque a capitação do ar para queima está acima da área alagada ou nível do rio.
Uma segunda função, muito importante ou tão importante quanto ao passar por áreas de rios e córregos, é de captar oxigênio para queima do combustível.
Sabemos que o ar na atmosfera está com menor índice de partículas, quando mais alto for captado, assim o snorkel ao captar o ar a uma altura de aproximadamente dois (2) metros estará captando ar mais limpo para a queima do combustível. Esta solução é muito boa para clientes que fazem trechos em estradas de terra.
Entendido alguns aspectos da utilidade, quero sanar algumas dúvidas de como funciona o snorkel da Metalúrgica C.L.A..
Muitos clientes entraram em contato conosco, com dúvida sobre a posição do “chapéu do snorkel”, se pode ou não ficar voltado para frente, se não vai entrar água no snorkel e consequentemente no motor.
Para explicar melhor está questão, vou fazer uma analogia com um fato semelhante que se dá na forma como ocorre a queima do combustível em veículos a diesel e outros com injeção e retorno o combustível ao tanque.




Quando um veículo a diesel está em funcionamento, nem todo combustível que chega à bomba injetora é “queimado”, praticamente 50% deste volta para o tanque. Com o ar que entra no motor, através do snorkel da Metalúrgica C.L.A ocorre à mesma coisa, sendo assim não é todo ar que entra que é usado.
Dentro do corpo do snorkel se forma um turbilhão de ar e as partículas de água em caso de chuva ou umidade atmosferica se condensam na parte superior “chapéu do snorkel” e flui para fora pelas arestas que estão na parte superior.
Então, as arestas da parte superior do snorkel da Metalúrgica C.L.A não deve ser obstruída, estas fazem parte do perfeito funcionamento do snorkel.


Agora quanto à umidade do ar, que normalmente ocorre, que está na atmosfera e as partículas que também vão passar, este serão retido no filtro de ar, filtro este que em qualquer veículo deve ser substituído periodicamente conforme norma da montadora.


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Att: Cláudio Ireno 
Metalúrgica CLA
comercial@metalurgicacla.com.br

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Oleo diesel S10 e Tanques Plásticos


                                    
                                           DIESEL S10 E TANQUES PLÁSTICOS


Apesar do debate sobre a qualidade do óleo diesel S10 ser antigo e se levantar dúvidas sobre a eficiência do produto e comparação com os S50 e os mais antigos S500 e S1800, a todo o momento, novos proprietários de veículos movidos a diesel passam a se deparar com a dúvida; qual seria o melhor combustível a ser usado?
As principais características que se devem levar em conta no momento do abastecimento de acordo com a Petrobras, sites especializados e algumas publicações especializadas, estão:
Nível de poluição:
O diesel S10 por conter 10 partículas por milhão de enxofre é consideravelmente menos poluente que os demais, no que resulta em um ar mais adequado à saúde, enquanto que os outros vão despejar no ambiente maior quantidade de poluentes.
Durabilidade e desempenho do motor:
A Petrobras afirma que por conta do índice baixo de enxofre, o S10 emite menos material particulado ao sistema o que reduz o risco de corrosão por umidade e de outro lado por ter um refino diferenciado os índices de combustão melhora a queima do combustível, otimiza a partida a frio, reduz a emissão de fumaça branca e aumenta a vida útil do lubrificante.
Todos os pontos acima estão relacionados ao óleo diesel, mas uma atenção especial deve ser dada ao tanque de combustível e ao sistema de alimentação.
Especialistas, usuários e fabricantes de tanques de polietileno (Plástico) como a Metalúrgica C.L.A. colocam que para usufruir de todas as potencialidades do S10, principalmente se o motor do seu veiculo não corresponde a EURO 3 OU EURO 5, tiver em seu veiculo um bom tanque de polietileno (plástico), com configurações adequadas, trocar as tubulações e filtros e limpeza da bomba injetora são de extrema necessidade, afirma Sr.Claudio da Metalúrgica C.L.A.
Finalmente o custo do S10 que é mais caro que os demais, só que esta questão fica a cargo de cada proprietário para avaliar os benefícios em relação aos custos.
Posto isso, os demais resultados decorrerão das qualidades técnicas próprias de cada veiculo indicada pela montadora.



                                credito de imagem: Claudio Ireno


                                Motor duratorc 3.2 Ford Ranger mesmo motor do novo Troller
                                Montadora orienta para que seja usado o diesel S10, pois toda 
                                tecnologia de desenvolvimento do motor foi feita para o uso desse
                                combustivel.
                               credito de imagem: Claudio Ireno

                               Motor Land Rover 2002 cujo cliente tem a opção de usar ou não
                                o diesel S10.


Por : Claudio Ireno da Silva Filho
Link: www.metalurgicacla.com.br
Fonte:  site da Petrobras;
Blog ponto de Onibus

Site Cummins Brasil