DIESEL S10
E TANQUES PLÁSTICOS
Apesar do debate sobre a qualidade do óleo diesel S10 ser
antigo e se levantar dúvidas sobre a eficiência do produto e comparação com os
S50 e os mais antigos S500 e S1800, a todo o momento, novos proprietários de
veículos movidos a diesel passam a se deparar com a dúvida; qual seria o melhor
combustível a ser usado?
As principais características que se devem levar em conta no
momento do abastecimento de acordo com a Petrobras, sites especializados e
algumas publicações especializadas, estão:
Nível de poluição:
O diesel S10 por conter 10 partículas por milhão de enxofre
é consideravelmente menos poluente que os demais, no que resulta em um ar mais
adequado à saúde, enquanto que os outros vão despejar no ambiente maior
quantidade de poluentes.
Durabilidade e desempenho do motor:
A Petrobras afirma que por conta do índice baixo de enxofre,
o S10 emite menos material particulado ao sistema o que reduz o risco de
corrosão por umidade e de outro lado por ter um refino diferenciado os índices
de combustão melhora a queima do combustível, otimiza a partida a frio, reduz a
emissão de fumaça branca e aumenta a vida útil do lubrificante.
Todos os pontos acima estão relacionados ao óleo diesel, mas
uma atenção especial deve ser dada ao tanque de combustível e ao sistema de
alimentação.
Especialistas, usuários e fabricantes de tanques de
polietileno (Plástico) como a Metalúrgica C.L.A. colocam que para usufruir de
todas as potencialidades do S10, principalmente se o motor do seu veiculo não
corresponde a EURO 3 OU EURO 5, tiver em seu veiculo um bom tanque de
polietileno (plástico), com configurações adequadas, trocar as tubulações e
filtros e limpeza da bomba injetora são de extrema necessidade, afirma
Sr.Claudio da Metalúrgica C.L.A.
Finalmente o custo do S10 que é mais caro que os demais, só
que esta questão fica a cargo de cada proprietário para avaliar os benefícios
em relação aos custos.
Posto isso, os demais resultados decorrerão das qualidades
técnicas próprias de cada veiculo indicada pela montadora.
credito de imagem: Claudio Ireno
Motor duratorc 3.2 Ford Ranger mesmo motor do novo Troller
Montadora orienta para que seja usado o diesel S10, pois toda
tecnologia de desenvolvimento do motor foi feita para o uso desse
combustivel.
credito de imagem: Claudio Ireno
Motor Land Rover 2002 cujo cliente tem a opção de usar ou não
o diesel S10.
Por : Claudio Ireno da Silva Filho
Link: www.metalurgicacla.com.br
Fonte: site da
Petrobras;
Blog ponto de Onibus
Site Cummins Brasil