Qual a Polêmica sobre Snorkel para veículos 4x4 ?
Algumas dúvidas sobre a necessidade de usar o snorkel nos veículos 4x4, ainda são frequentes para muitos proprietários deste tipo e veículo. Sabendo disso e que o número de novos amantes e proprietários de jipes Toyota, como vários outros modelos de carros off Road chegam ao mercado todos os dias, resolvi voltar ao tema.
A maioria das pessoas sabem que o snorkel é um equipamento
usado para fazer mergulho em rios e mares. Baseado neste produto, o snorkel
para veículos pesados e 4x4, tem função semelhantes.
Assim como o mergulhador precisa de ar limpo, também os veículos precisam capitar ar para a queima do
combustível, então vamos nos focar à questão dos veículos.
Muitos clientes compraram o snorkel com um único pensamento; o de atravessar áreas alagados ou trechos de rios, no que estão com razão, pois
tendo um snorkel da Metalúrgica C.L.A , o dono do carro poderá fazer a
travessia destes trechos com segurança e sem que o motor apague ou ocasione
calço mecânico, porque a capitação do ar para queima está acima da área
alagada ou nível do rio.
Uma segunda função, muito importante ou tão importante quanto
ao passar por áreas de rios e córregos, é de captar oxigênio para queima do
combustível.
Sabemos que o ar na atmosfera está com menor índice de
partículas, quando mais alto for captado, assim o snorkel ao captar o ar a uma
altura de aproximadamente dois (2) metros estará captando ar mais limpo para a queima
do combustível. Esta solução é muito boa para clientes que fazem trechos em
estradas de terra.
Entendido alguns aspectos da utilidade, quero sanar algumas
dúvidas de como funciona o snorkel da Metalúrgica C.L.A..
Muitos clientes entraram em contato conosco, com dúvida sobre
a posição do “chapéu do snorkel”, se pode ou não ficar voltado para frente, se
não vai entrar água no snorkel e consequentemente no motor.
Para explicar melhor está questão, vou fazer uma analogia com
um fato semelhante que se dá na forma como ocorre a queima do combustível em
veículos a diesel e outros com injeção e retorno o combustível ao tanque.
Quando um veículo a diesel está em funcionamento, nem todo
combustível que chega à bomba injetora é “queimado”, praticamente 50% deste
volta para o tanque. Com o ar que entra no motor, através do snorkel da
Metalúrgica C.L.A ocorre à mesma coisa, sendo assim não é todo ar que entra que
é usado.
Dentro do corpo do snorkel se forma um turbilhão de ar e as
partículas de água em caso de chuva ou umidade atmosferica se condensam na
parte superior “chapéu do snorkel” e flui para fora pelas arestas que estão na
parte superior.
Então, as arestas da parte superior do snorkel da Metalúrgica
C.L.A não deve ser obstruída, estas
fazem parte do perfeito funcionamento do snorkel.
Agora quanto à umidade do ar, que normalmente ocorre, que está na
atmosfera e as partículas que também vão passar, este serão retido no filtro
de ar, filtro este que em qualquer veículo deve ser substituído periodicamente conforme norma da montadora.
Para se atualizar com mais informações sobre veículos off Road, inscreva-se agora em nosso blogger.
Att: Cláudio Ireno
Metalúrgica CLA
comercial@metalurgicacla.com.br