quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Falando sobre Rotomoldagem...


      A Rotomoldagem conhecida também como moldagem rotacional ou fundição rotacional, é o processo de fabricação de produtos a partir de polímeros ,
neste processo obtêm-se peças técnicas simples ou com alto nível de complexidade a baixo custo, quando comparadas aos processos de injeção, sopro e vácuo na transformação industrial de material termoplástico podemos notar as muitas vantagens no mercado da rotomoldagem.
São diversas as possibilidades de fabricação de uma ampla variedade de produtos com os mais diversos formatos e configurações , além do baixo índice de tensão nos produtos é uma nova opção vantajosa para o mercado plástico.
      Vários são os polímeros utilizados no processo de rotomoldagem; Dentre eles, o que é mais utilizado é o polietileno (PE) que representa aproximadamente 90%* no consumo em todo o mercado.
As razões da dominação do PE na rotomoldagem, é sua estabilidade térmica, ou seja, sua capacidade de resistir o 'longo  tempo' do processamento (quente), além de, boa resistência ao impacto, baixas temperaturas e o relativo baixo custo.
 O mercado de rotomoldagem no Brasil ainda é pequeno, e a Metalúrgica C.L.A , cumpre um papel relativamente decisivo quanto ao crescimento, desenvolvimento técnico e no campo social, com a geração de empregos dentro do segmento.

Informações complementares: O molde para a rotomoldagem pode ser de alumínio, cobre, níquel, aço, resina, gesso, ou cerâmica, devendo ter a forma do produto desejado. O processo consiste em quatro fases distintas, sendo :
1.    Carregamento do molde com matéria prima;
2.    Aquecimento do molde/cura ou polimeração;
3.    Resfriamanto do molde (para que o processo envolva calor)
4.    Desmoldagem da peça obtida.

Informações complementares : O molde para rotomoldagem pode ser de alumínio, cobre, níquel, aço, resina, gesso ou cerâmica, devendo este ter a forma do produto desejado. O processo consiste em quatro fases distintas, sendo:
1.   carregamento do molde com matéria prima;
2.   aquecimento do molde / cura ou polimerização;
3.   resfriamento do molde (para processo que envolva calor);

4.   desmoldagem da peça obtida.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário